Quixadá – CE

O Município de Quixadá, mais conhecido como a Terra da Galinha Choca, está localizado no Sertão Central do Ceará.  Conta com uma população de 80.605 (IBGE/2010). Sua paisagem sertaneja é diferenciada pela forte presença de monólitos (pedras). Quixadá integra os 120 Municípios do Mapa Territórios da Cidadania, programa de ações do Governo Federal.

DSC07601
Quixadá é a terra dos escritores Jáder de Carvalho e Rachel de Queiroz que, nascida em Fortaleza, tinha forte relação com a cidade. Era na Fazenda Não me Deixes, herdada de seu pai, Daniel de Queiroz, que a escritora costumava ficar hospedada.
Em 2005, conforme dados da SEDUC-Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, eram 145 escolas de Ensinos Fundametal e Médio; sendo a taxa de escolarização de 100% para o Ensino Fundamental e 42% para o Ensino Médio.
Quixadá conta com instituições de ensino superior públicas e privadas. Possui a Biblioteca Pública Municipal Padre Francisco Clineu Ferreira e os espaços culturais: Museu Histórico Jacinto Jacinto de Sousa e entro Cultural Rachel de Queiroz, Memorial Rachel de Queiroz.

Memorial Rachel de Queiroz

Memorial Rachel de Queiroz

Neste Município as Feiras Livres têm forte representação no comércio local. Nossa expedição com as Bibliorodas irá ao encontro do movimento das feiras. Movimento que surge da força humana de cada feirante.

Deixe um comentário