Apresentação

As Expedições Literárias Bibliorodas  é um projeto que realiza experiências simples e acessíveis de sensibilização de leitores a partir da vivência de atividades literárias intensivas em locais inusitados. O Projeto inciou-se explorando o espaço das feiras, mas expandiu-se ao longo dos anos para outros espaços, como fábricas, açougues, escolas e praças públicas.
O princípio norteador das expedições literárias é deslocar-se para ir ao encontro dos leitores nos locais inusitados, onde os livros não estão acessíveis devido a fatores sociais marcados pela precariedade de recursos para o desenvolvimento de ações artísticas.

Bibliorodas na Ceilândia - 2012

Bibliorodas na Ceilândia – 2012

Contexto

A partir de uma experiência vivenciada no Distrito Federal, as coordenadoras voluntárias do Projeto observaram o grande potencial das feiras livres para o estímulo do ato de ler. Ao longo dos anos de 2010 e 2011, um grupo de voluntários realizou rodas de leituras, oficinas literárias e empréstimos de livros no Shopping Popular de Ceilândia para os próprios feirantes. Em 2012 o Projeto ganhou movimento e passou a circular entre as bancas dos feirantes para fazer empréstimos de livros e interagir com os leitores, foi então que surgiram as Bibliorodas.

O contexto escolhido para a vivência da experiência inicial de sensibilização de leitores foram as feiras populares, espaços onde as pessoas se encontram semanalmente para vender e trocar produtos e, em alguns casos, alimentarem-se culturalmente. Há que se considerar, também, o fato de que os feirantes, já instalados em seus boxes ou barracas, estão sempre à espera, seja do freguês, seja dos passantes, o que os torna receptores em potencial. O feirante é aquele que observa e lê o cotidiano a sua volta, daí a predisposição para se sensibilizar o leitor.

“As feiras são fenômenos econômicos sociais muito antigos e já eram conhecidas dos Gregos e dos Romanos. Entre os Romanos, por causa das implicações de ordem pública que as feiras tinham, estabeleceu-se que as regras de sua criação e funcionamento dependiam da intervenção e garantia do Estado. O papel das feiras tornou-se verdadeiramente importante a partir da chamada revolução comercial, ou seja, do século XI. Daí em diante, seu número foi sempre aumentando até o século XIII.” (Enciclopédia Luso-Brasileira – 1995, Vol. 8 pg. 502)

As feiras livres e populares são espaços nos quais as pessoas vivem sob um contexto de distanciamento da cultura letrada, onde a sobrevivência é difícil e as pessoas são vítimas de algum tipo de exclusão. Ainda assim, é fato que todos são leitores que estão distanciados do exercício da palavra escrita, tão relevante para o pleno exercício da cidadania.

O público alvo das expedições literárias é o cidadão que vivencia a experiência de viver nas cidades, com pouco tempo, grandes desafios e sem as ditas “condições ideais” de leitura. Nesse contexto, adultos e jovens são a maioria dos leitores sensibilizados pela leitura literária. Não obstante, a literatura infantil fortemente presente nos carrinhos das Bibliorodas mobilizam crianças e familiares a vivenciarem o prazer da leitura também.

Eixos de Articulação do Projeto

  • Formação de Sensibilizadores de Leitores;
  • Instalação e Circulação das Bibliorodas;
  • Promoção de Evento Literário;
  • Disseminação da Experiência na internet.

Contato: bibliorodas@gmail.com

2 respostas para Apresentação

  1. T disse:

    muito legal esse projeto ,vai ajudar muitas pessoas a conhecer esse trabalho lindo;.;;

  2. Karla Alves disse:

    Olá, sou estudante de Letras/Português pela UECE/FECLESC e adorei o projeto.
    Seria possível estendê-lo a outras cidades?
    Moro em Ocara e adoraria ser voluntária do Bibliorodas em meu município.

Deixe um comentário