Encerramento das atividades de 2012

Para o encerramento das atividades do ano, organizamos uma exposição de 100 fotografias das expedições realizadas ao longo de 2012. Tudo transcorreu do jeito que sonhamos. Percebemos no olhar de cada feirante-leitor a alegria de ser parte da história que acontece ali, no Shopping Popular de Ceilândia.

DSC00088

As fotografias ficaram expostas à visitação dos feirantes e frequentadores do shopping de 9h às 16h30. Aos poucos, os feirantes se aproximavam para ver as fotos. Foi maravilhoso perceber a alegria de cada um ao se encontrar ali, fotografado. É como se cada um se visse pela primeira vez. E o melhor, eles gostavam do que viam. Nós fotografamos as expedições. Eles, por sua vez, viam-se a si mesmos. Admirados, apontavam sua imagem, tocavam a fotografia com o dedo e logo saiam para anunciar a exposição aos colegas. Orgulhosos, diziam que eles estavam lá, nas fotos. Em poucos instantes, chegava mais um para, também, procurar sua foto. Onde eu estou? Alguns perguntavam. Dizíamos que ele teria que descobrir, olhando cada uma das 100 fotos. Foi assim que a notícia se espalhou e chegou a cada banca. Por todo o dia os relatos foram positivos, animadores.

Recebemos de alguns amigos, livros para sortearmos. Então, fizemos um sorteio com o número das bancas das pessoas que, ao longo do ano, pegaram livros emprestados conosco. Alguém sorteava um leitor, e a comissão mirim composta por crianças filhos de feirantes, na maior correria/alegria, saia na busca do sorteado. Com o nome do leitor e o endereço da banca, ia atrás do leitor. Anunciar que ele fora sorteado. Em poucos minutos, chegava o leitor, trazido pela garotada. Chegavam felizes, contagiados pela alegria do momento.

A leitora Rayssa ao longo dos meses demonstrou simpatia por nosso trabalho. Hoje, no meio da praça, no meio de tudo, ela se saiu com esta pérola para a nossa equipe: “Além de leitora, o que mais eu posso ser?” Silêncio.

Edna ouviu perfeitamente o que Rayssa dissera, mas ficou calada, porque mal acreditava no que ouvia, exatamente naquele momento de encerramento do semestre. Era o auge, o coroamento. E Rayssa prosseguiu: “Edna, tipo assim: o que eu posso fazer para me tornar uma de vocês? Fazer o que vocês fazem?”

E isso é tudo o que nosso projeto deseja: sensibilizar leitores que sejam também sensibilizadores de leitores… E Rayssa parece  estar no caminho. Como se não bastasse a receptividade que temos recebido, agora temos jovens feirantes  que desejam multiplicar essa experiência. Além de leitora, Rayssa deseja ser voluntária.

Nesse dia de encerramento recebemos a visita dos amigos Marcela Lang, Tarlei e Bernadete. Tarlei trouxe obras de Stella Maris, escritora de Brasília, para sorteamos. Uma leitora mirim foi uma das sorteadas e, tão logo ganhou o livro, ela se afastou um pouco da multidão e, ali mesmo, na praça, começou a leitura…um encantamento. Marcela ajudou na organização da exposição com a Kelly e Bernadete ficou nos auxiliando com os livros na hora do sorteio. Tudo funcionou perfeitamente, foi uma festa literária.

Ao final, estávamos felizes pela receptividade do público leitor. Certas DSC06766de que tínhamos cumprido nossa missão, com alegria, simplicidade e sucesso.

Já esperamos – com ansiedade – por 2013!

Equipe: Clara, Edna, Hozana, Kelly, Marcela Lang,  Feirantes e crianças da feira.
Convidados presentes: Bernadete e Tarley.

Esse post foi publicado em Ceilândia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário