Livros à espera de leitores 24h

É preciso dedicar tempo para observar o vai e vem dos leitores na praça. Há aqueles que olham os livros de longe e passam, há aqueles que no segundo olhar vão se achegando, pegam um livro, sentam no banco, mergulham na leitura. Há ainda aqueles que altas horas da noite, quando as luzes da praça já estão apagadas, saem de suas casas, vão até a casinha dos livros, escolhem o livro e, pé-ante-pé, retornam para suas casas de posse do livro.

Pela manhã e no início da noite, mães e avós com filhos e netos, tomam banho de sol ou saboreiam a luz do luar e aproveitam para escolher um livro ou devolvem o já lido. À tarde e na noite mais avançada, adultos e jovens se encontram na praça. Entre uma conversa e outra, devolvem livros e escolhem a próxima leitura.

jadim_américa_3_jpeg

Dona Lourdinha, com mais de oitenta anos, é leitora assídua. Podem conversar à vontade perto dela. Nada a afasta da história do livro que tem em mãos. Nada mesmo!

Marcos, de uns 10 anos de idade, morava nas proximidades. Foi morar um pouco mais longe. A avó, continua trazendo Marcos para escolher livros, levar para ler em casa e depois, voltam para escolher outras histórias.

Maura, na volta do mercado, com o carrinho cheio de compras, faz uma pausa. Pega um livro e começa sua leitura. Maura, você pode levar e ler em casa. Prefiro ler aqui, nesta sombra, ouvindo o barulho da água da fonte. Leio um pouco, volto noutro dia para continuar a leitura. E se outro leitor levar o livro¿ sempre torço para que isso não aconteça. Se acontecer, pego outro livro. Sorrimos juntas.

Ítalo é leitor voraz. Ao conhecer a casinha do Bibliorodas, deixou de pegar livros na biblioteca da escola em que estuda. Apesar de morar em outro bairro, ele vem com a mãe de ônibus, pega de 6 jardim_américa_2_jpega 8 livros, Sem data para devolver. Mas o garoto é rápido e está sempre indo e vindo. Noutro dia a mãe de Ítalo me telefonou aflita. Que saiu do trabalho com o filho, foram para o ponto de ônibus com a sacola cheia de livros do Bibliorodas para serem devolvidos e pegar outros. O ônibus demorou muito para chegar. Quando chegou, correram para conseguir uma vaga no assento. Logo perceberam que a sacola com os livros ficara no banco da parada de ônibus. E agora, o que fazer? Perdemos todos os livros. Como pagaremos esses livros, eram livros muito bons, escolhidos à dedo, pelo Ítalo.  Do outro lado da linha, disse a ela: “Sônia, fique tranquila. O Ítalo não perdeu os livros. Com certeza esse esquecimento fez outro leitor muito feliz. Quem encontrou a sacola de livros, certamente gostou do presente. Diga ao Ítalo para ficar em paz e para vir pegar novos livros.”

jardim_américa_jpeg

Outro dia, avistei um garoto sozinho na praça, com a bicicleta descansando ao chão. Absorto na leitura. Cheguei bem devagar. Começamos a conversar. Seu nome: Fábio. Vem sempre para ler na praça. Prefere ler ouvindo os pássaros, o barulho da fonte de água, gosta da ideia dos livros disponíveis na praça, procura para reler livros da coleção Diário de um Banana. Prontifiquei-me a conseguir a coleção para ele, do jeito que gosta, LER NA PRAÇA.

Bibliorodas 24 horas… Livros ao alcance da mão todo o tempo, no tempo de cada um. E seguimos ouvimos e contando muitas histórias, lidas e vivenciadas com os livros no meio da praça.

Serviço: O Projeto Bibliorodas mantém uma casinha com livros literários na praça do condomínio Jardim América em Sobradinho – DF. Os livros são organizados e substituídos periodicamente para que os leitores sempre tenham novas opções de leitura. Nesse caso, os livros ficam à espera dos leitores que circulam livremente pela praça e podem ou não pegar livros emprestados para a leitura. Além de contarmos com a autorização do Condomínio, há uma rede de colaboradores por lá que nos ajudam a cuidar do acervo. 

Texto de Edna Freitas

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Ceilândia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s