Atenção, concentração e mãos à obra!

A oficina para organização do acervo do Projeto Ler é Legal no MPDFT aconteceu no dia 21 de junho. O propósito desse encontro foi organizar os livros disponíveis no projeto para facilitar o acesso do público leitor. A metodologia adotada para classificação dos livros  foi a mesma criada para o Bibliorodas: os livros são classificados por cores e cada cor corresponde a um “tipo” de livro.

A tipologia dos livros é pensada na perspectiva dos leitores. Nessa metodologia de classificação, por exemplo, livros com narrativas longas  e muitos personagens são demarcados com uma etiqueta vermelha. Livros com histórias curtas , narrativas rápidas e cotidianas recebem outra cor. A organização do acervo do “Ler é Legal” deu-se com a utilização de seis cores que foram discutidas com o grupo num momento anterior ao dia da organização do acervo em si.

Como as etiquetas já estavam preparadas para a oficina, o desafio proposto foi juntar todos os livros do projeto e, um a um, classificá-los de acordo com as cores definidas.

Antes de iniciarmos esse trabalho manual, a equipe do MPDFT foi presenteada com uma experiência do que poderíamos chamar de “percepção de si”. Esse momento foi conduzido pelo nossa amiga e colaborados do Bibliorodas, Cida Bontempo, que convidou a todos para uma prática rápida de Yoga. Foram preciosos minutos dedicados à respiração, concentração, percepção do corpo e do presente.

Cida nos falou da alegria de poder estar ali com o grupo para participar dessa ação em benefício de outras pessoas e do quanto é importante entendermos que para irmos ao encontro do outro é preciso que busquemos primeiramente essa consciência do presente, do que somos e de como estamos.

Depois dessa prática introdutória, todos os livros foram classificados pelos agentes de leitura do MPDFT. O trabalho que parecia dispendioso foi concluído em poucas horas. No final da tarde, todos os livros estavam classificados, etiquetados e devidamente distribuídos nas prateleiras para a alegria dos futuros leitores.

Nossa gratidão aos colegas do Projeto Ler é Legal que durante três encontros nos mostraram que novas possibilidades de aproximação entre leitor e leitura estão sendo carinhosamente preparados.

Em breve, certamente, teremos boas notícias do “Ler é Legal”!

 

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Ceilândia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s