Amanhã todos terão, eis a lição.

Durante as últimas três semanas nos conectamos com  a poesia, a leitura e a memória de Reynaldo Jardim; experiência que nos anima a irmos ao encontro de novos leitores. Agora, os livros do Rey, como era carinhosamente chamado pelos seus amigos, ganharão asas e poderão habitar novos imaginários.

IMG-20170203-WA0003.jpg

 

Primeira lição

Algo é preciso dar
e não reter, não mentir,
não trair, não subornar
o próprio coração.
(Mas dar pela razão)

Algo é preciso dar:
mesmo a terra de uso.
Mais que o sangue ao banco,
O coração a quem menos queremos
ou desejamos.
Mais que o corpo morto
ao bisturi dos estudantes.

Algo de nós:
mais que o essencial.
O sol da madrugada.
O sal do sono.
A bandeira de trégua.
O salário da greve.
(Sementes para o trigo de amanhã).

Algo de nós:
Não o gesto de luta,
mas a luta.
Não a caridade piedosa
e nossa floração de ouro e rosa.

Algo é preciso dar, Sebastião.
Algo de amar, algo de pão.
Hoje é o verbo dar
a primeira lição,
Pois assim amanhã todos terão.

JARDIM, Reynaldo.  Joaquim e outros meninos.  Rio de Janeiro: Oficinas Gráficas do Jornal do Brasil, 1955. Disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/distrito_federal/reynaldo_jardim

Desde que iniciamos nossas atividades em 2010, recebemos de amigos conhecidos e desconhecidos doações de livros. No começo eram apenas quatro prateleiras de uma pequena estante que abrigava as primeiras doações que somavam cerca de duas centenas de livros, hoje são milhares de livros; quase todos frutos de doações.

Toda doação nos emociona, é energia que pulsa e alimenta nossa esperança. Os amigos doam livros e nós doamos ideias e ações para promovermos a circulação e a leitura literária. O acervo do Bibliorodas hoje é o conjunto de várias histórias, pedaços de tantas leituras, vestígios de tantos leitores.

No mês passado, fomos contatados pela amiga Elaina Daher, sua oferta: uma estante com acervo e tudo.  Tratava-se  de parte expressiva da biblioteca do poeta e jornalista Reynaldo Jardim, autor do poema que compõe este post. Imediatamente confirmamos o interesse. Passamos alguns dias planejando a logística de retirada da mobília e acervo e no dia 17 de fevereiro fomos buscar uma linda estante de 3,5 metros de comprimento e centenas de livros que foram trazidos para o espaço do Bibliorodas.

Passamos três semanas analisando e classificando a doação recebida. Primeiro remontamos a estante com o cuidado que a peça merecia. Depois foi a vez de abrir as caixas de livros, uma a uma. Algumas dezenas de livros de poesia e  romance foram separadas para o acervo do Bibliorodas. Já os livros de teoria, crítica e história foram organizados em cinco caixas para doação à Biblioteca do Instituto Federal de Brasília, Campus São Sebastião, para onde irão obras de autores como Sartre, Paulo Freire, Platão, Freud e duas coleções de capa dura: uma de Monteiro Lobato e a outra de Eça de Queiroz, as coleções merecem lugar numa estante de acesso público, grandes e imponentes que são.

Feita a seleção, promovemos parte do nosso acervo para as prestigiadas prateleiras da nossa memorável estante. Agora o nosso espaço tem também um pedacinho de Jardim.

IMG_20170310_133107015.jpg

Espaço Bibliorodas 

A nova estante já abriga centenas de livros classificados e organizados pelo Bibliorodas, a funcionalidade e beleza do móvel protege os livros da poeira e confere grande prestígio ao nosso projeto.

Os livros ficam nesse espaço aguardando o momento de cada circulação, quando irão ao encontro dos queridos leitores.

Gratidão à família Jardim pela generosa doação.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Colaboradores. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s