Gratidão

IMG_20150620_113854484_HDR[1]Todos os anos a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil  organiza o Salão  FNLIJ doLivro para Crianças e Jovens. O evento acontece no Rio de Janeiro e reúne autores, editoras, ilustradores e muitos leitores. O Salão FNLIJ é um grande encontro, principalmente, para os estudantes que são levados pelas escolas do Rio para participarem das várias atividades que acontecem e, sobretudo, degustar um pouco da literatura que se espalha pelos corredores do Salão.

A programação do Salão FNLIJ inclui seminários, rodas de leitura, palestras, lançamentos, autógrafos e as premiações. Sim, a Fundação há muitos anos premia obras literárias, obras teóricas, relatos de experiências, relatos ficcionais e também programas de incentivo à leitura para jovens e crianças. Para saber mais sobre o Salão FNLIJ, visite a home page:http://www.salaofnlij.org.br/

Neste ano, a  FNLIJ realizou o 20º Concurso para Programas de Incentivo à Leitura
para Crianças e Jovens. Inscrevemos o Bibliorodas  neste Concurso  motivadas pela participação espontânea e constante das crianças e jovens que fazem parte da nossa história.

DSC05737É preciso dizer que, ao pensarmos o Bibliorodas, as crianças não estavam no horizonte de nossas ações; mas, aos poucos, percebemos que os pequenos estão por toda a parte e, sorrateiramente, vão conquistando o seu espaço. Foi assim, por exemplo, o que aconteceu em Senador Pompeu, qual não foi nossa surpresa quando, ao chegarmos para realizar nossa Oficina de Sensibilização de Leitores, nos surpreendemos com tantas crianças que esperavam por nós. Tinha o João Paulo, a Ana Quelly, o Oséias… e os olhinhos deles brilhavam; nos apaixonamos por àquelas crianças que saíram puxando o carrinho cheio de livros sob o sol quente do nosso querido Ceará…. Ah, as crianças!

E na Ceilândia não foi tão diferente assim. Um dia levamos um susto quando flagramos o pequeno Vitor explicando a um  adulto o que era o Bibliorodas, e a diferença entre um romance de adulto e um livro de literatura infantil… Ele sabe direitinho como funciona o Cardápio Literário do Bibliorodas.

A relação do Bibliorodas com as crianças começou de maneira indireta e com o passar do tempo fomos observando que os adultos  muitas vezes escolhiam os livros infantis. Muitos justificam essa escolha, pensando no filho ou no neto. É como se um elo forte do adulto com a criança se fortalecesse por meio da leitura a ser realizada… uma intuição movida a carinho e atenção.

Não podemos deixar de mencionar que sempre declaramos em nossas oficinas e circulações que literatura infantil é aquela feita para a criança, mas que criança não tem idade.

E foi assim que enviamos o Bibliorodas ao Concurso FNLIJ 2015 e tivemos a grata surpresa de termos sido reconhecidos como um programa que incentiva a leitura de crianças e jovens. É isso mesmo… simples assim.

Recebemos o Prêmio FNLIJ com muito orgulho e o dividimos com cada amigo leitor que vivencia a experiência da leitura literária, mas o dividimos, principalmente, com nossos doadores de livros, amigos colaboradores e com as crianças que seguem o Bibliorodas em nossas circulações.

E não há forma melhor de celebrar do que agradecer. Por isso, no último sábado nos reunimos lá na praça – no meio da Feira-Shopping para sorrir, comemorar e retribuir a chegada do Prêmio FNLIJ ao Bibliorodas.IMG_20150620_111003438[1]

Não há mesmo nada melhor do que agradecer e celebrar. Esse é o maior presente.

Por Clara e Edna

Anúncios
Esse post foi publicado em Ceilândia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s