Estamos de Volta ao Blog!

Estávamos com saudade deste espaço. Se a gente contar que havíamos perdido a senha do Blog, vocês acreditam…? É, foi isso mesmo que aconteceu, por isso ficamos algum tempo sem postar nada neste Blog. Convém, portanto, uma breve retrospectiva dos últimos acontecimentos.

IMG_20140723_134634735

Unicamp

No segundo semestre de 2014 participamos do Congresso Nacional de Leitura (COLE) naIMG_20140729_131412738_HDR Unicamp, sem dúvida um dos maiores encontros sobre leitura do país. O 19º COLE teve como tema: “Leituras sem Margens”. Na ocasião apresentamos a experiência do Projeto Bibliorodas como uma ação de intervenção literária. Mas o COLE é, principalmente, um lugar onde se deve ouvir histórias. Um dos pontos altos do Congresso foi a Conferência da Marina Colassanti. Ela contou sobre o seu processo de criação com sagacidade e ternura. Estar no COLE é uma possibilidade de beber um pouco na fonte e fomos beber histórias de leituras e leitores. Para saber mais sobre o COLE: http://cole-alb.com.br/

box 4

o Acervo em um Box

box 3

Acervo em um Box

De volta às circulações literárias na Ceilândia, fizemos algumas experimentações. Queríamos aproximar ainda mais livros e leitores. Por dois meses disponibilizamos grande parte de nosso acervo em um box no Shopping Popular, uma experiência que nos deu muitas ideias.

pesquisadoras católica

Pesquisadoras da Universidade Católica

Durante um mês, recebemos a visita de um grupo de pesquisadoras da Universidade Católica de Brasília-UCB. O Bibliorodas e o processo de letramento no Shopping Popular de Ceilândia foi objeto de pesquisa das alunas da Especialização em Letras da UCB. Recebemos o trabalho final escrito pelo grupo com grande alegria.

IMG_20140917_202321691

Universidade Católica

Em Setembro, em Brasília, participamos do 12ºEncontro de Letras da Universidade Católica. Em uma das noites do encontro, apresentamos um pouco das nossas estratégias de sensibilização de leitores. Dialogamos com professores e alunos do Curso de Letras e testemunhamos uma oportunidade de aprendizagem real. Para saber mais do 12º Encontro de Letras da UCB: http://www.ucb.br/textos/2/1581/12EncontroDeLetras/?slT=8

Entre esses eventos, voltamos ao Shopping Popular todos os meses. Fomos aos nossos leitores fidelizados levar livros e conversar. Diminuímos um pouco o ritmo com a chegada do final do ano; era tempo de decantar as ideias, avaliar as atividades e descansar.

Neste ano, retomamos as atividades depois do Carnaval. Começamos uma fase de estudo de possibilidades.

Veio então a possibilidade de participarmos do TEDx UnB. (http://www.tedxuniversidadedebrasilia.com/) Um evento que reuniu cerca de 130 pessoas para trocas de boas experiências. No evento tivemos a oportunidade de conhecer pessoas criativas, engajadas e dispostas a trocar experiências que transformadoras.

CEF 12 - Ceilândia

CEF 12 Ceilândia

Fruto dessa participação no TEDxUnB, foi nossa ida ao Centro de Ensino Fundamental 12 em Ceilândia, a convite das professoras Vitória e Gina. No CEF 12 tivemos a grande satisfação de falar sobre as possibilidades de sensibilizar leitores. Lá, nossos interlocutores foram os próprios professores. Foi uma manhã de sábado emocionante e bastante agradável.

Agora que contamos um pouco da nossa fase de intenso diálogo e trocas de experiências, queremos contar um pouco dos últimos acontecimentos na Ceilândia.  Mas isso vai ficar para o próximo Post!

por Clara Etiene & Edna Freitass

Anúncios
Esse post foi publicado em Ceilândia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s