As Bibliorodas em 2013: o imprevisível, a surpresa e o descobrimento!

“Impossível qualquer explicação: ou a gente aceita à primeira vista, ou não aceitará nunca: a poesia é o mistério evidente. (…) E, embora evidente, traz sempre um imprevisível, uma surpresa, um descobrimento.” Mario Quintana 
Ceilândia, 14 de dezembro de 2013.

Ceilândia, 14 de dezembro de 2013.

No último sábado, 14 de dezembro, encerramos as atividades das Bibliorodas deste ano. Além da exposição de fotos dos locais por onde passamos neste ano, sorteamos para os feirantes de Ceilândia, 50 livros novos. E terminamos o ano com muitos motivos para celebrar.

Fazendo um rápido balanço do que foi o nosso ano de 2013, há muito a agradecer. Ao todo foram realizadas mais de 50 circulações literárias. Estivemos em seis cidades, sendo quatro municípios no Ceará e duas cidades no DF. Registramos, ao longo do ano, o empréstimo de mais de 750 livros. Foram realizadas, também, cinco Oficinas de Sensibilização de Leitores, e foram formados  88 sensibilizadores. Na verdade, fizemos 88 parceiros! As oficinas foram momentos de grande aprendizagem, principalmente para nós.

Nas redes sociais pudemos interagir com várias pessoas e foi possível registrar e divulgar grande parte dessa história. Ao longo deste ano, foram disponibilizados 15 vídeos do Projeto Bibliorodas em nosso canal do You Tube (https://www.youtube.com/channel/UC5KpvVRv02Jkz81FCcAbdQg).

Neste blog foram publicados 48 posts, os quais foram visualizados mais de 7.300 vezes até hoje. No grupo Bibliorodas do Facebook está conectada uma rede de amigos e colaboradores que soma 444 membros.

Mas, o que mais nos alegrou ao longo deste ano foi a mobilização de voluntários e as doações. Foram mais de 2.000 livros recebidos (e olha que nossa meta era conseguir 400 livros), e para realizar nossas atividades, contamos com a colaboração direta de pelo menos 20 pessoas, sem contar os colaboradores que continuam as circulações lá no Ceará.

Sorteio de Livros - Ceilândia

Sorteio de Livros – Ceilândia

Fazemos este balanço e nos emocionamos com o carinho com o qual o projeto foi e continua sendo recebido. Estamos felizes porque o Projeto Bibliorodas, além de ter rodas para correr o mundo, conta hoje com muitos amigos que ajudam a movimentar esse sonho. O Bibliorodas é essa vontade de sair por aí oferecendo leitura. Temos orgulho dessa ideia estar girando, ganhando novas formas e conquistando mais leitores.

Há tanto o que agradecer, são tantos nomes e instituições, mas mesmo correndo o risco de esquecermos de alguém, pedimos licença para registrar o reconhecimento de  algumas ações, pessoas e instituições, sem as quais o Projeto não teria chegado a tantos lugares com tanta disposição.

Agradecemos ao apoio da FUNARTE e da Fundação Biblioteca Nacional, pelo Prêmio recebido em 2012, cujos recursos possibilitaram toda a expansão do Projeto em 2013. Agradecemos às Prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura dos Municípios de Banabuiú, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, no Sertão Central do Ceará. Agradecemos imensamente a acolhida e apoio do Shopping Popular de Ceilândia. Agradecemos aos colaboradores: Ana Maria Lima; Cida Bomtempo; Estevon Nagumo; Hosana Paz; Jaqueline Nobre; Marcela Tibes; Kelly Paixão; Margareth Villalba; Rafael Batista;  Romont Willy; e todos aqueles que dividiram conosco a alegria das atividades realizadas em 2013. Agradecemos aos amigos que fizemos no Sertão Central do Ceará e aos amigos aqui do DF com quem sempre podemos contar. Agradecemos a todos os doadores de livros  e agradecemos aos poetas, escritores e leitores que fazem a literatura estar viva.

 Que venha 2014!

Ceilândia, dezembro de 2014

Ceilândia, dezembro de 2013

Clara Etiene e Edna Freitass

Anúncios
Esse post foi publicado em Ceilândia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para As Bibliorodas em 2013: o imprevisível, a surpresa e o descobrimento!

  1. Parabéns por essa iniciativa brilhante. Conhecer de perto a história e percurso dessa caminha nos proporciona um otimismo que quando queres colocamos os nossos sonhos acima de qualquer coisa .
    Que venha 2014 e com ele novos projetos e realizações.
    Obrigado pela oportunidade de conhece-las, e de aprender os ensinamentos da boa ação.
    Ana Rosa-Quixeramobim-Ceará

  2. Mayara Albuquerque disse:

    “O Bibliorodas é essa vontade de sair por aí oferecendo leitura.” E essa vontade vem do coração da gente, com certeza. Que ano que vem seja mais próspero ainda e que mais pessoas se juntem a essa caminhada e a esse cordão literário que é o Bibliorodas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s