Bibliorodas com Asas de Borboleta, somos uma REDE.

Quando pensamos em realizar a Oficina de Sensibilização de Leitores, decidimos unir tanto o conhecimento adquirido com a leitura e estudos acadêmicos quanto a experiência vivenciada ao longo das atividades práticas.

Foi no sábado, dia 08 de junho, no Shopping Popular de Ceilândia, durante a primeira Oficina de Sensibilização de Leitores, que se deu o encontro das Bibliorodas com o Projeto “Eu sou Comunidade Consciente”.

Graças à pesquisa de Mestrado que a Edna desenvolveu na Universidade de Brasília a alguns anos atrás, sob a orientação da querida Profª Drª Hilda Lontra, podemos conhecer o que Edna chamou de “Mapa da Leitura do Distrito Federal”. Mapa organizado por ela, que apresenta as ações de incentivo à leitura que estão funcionando no DF, a maioria graças ao trabalho voluntário e dedicado de pessoas comprometidas com suas comunidades.

Amigos da Biblioteca

Edna convidou algumas das pessoas que iluminam o Mapa da Leitura do DF para nossa Oficina. Do Projeto “Eu sou comunidade Consciente” vieram passar o dia conosco: Nayla, Natália, Jaciara e Pedro.

Nós apresentamos as Bibliorodas e explicamos o quanto a experiência estava sendo exitosa na Ceilândia e que estávamos convencidas de que há muitos leitores por toda a parte e que precisamos ir ao seu encontro.

Todos naquele dia puderam vestir os aventais e circular com as Bibliorodas pelo Shopping Popular; nossos convidados ficaram notadamente encantados com a receptividade dos leitores e com a circulação dos Livros.

IMG_4582

Não imaginávamos, entretanto, que essa idéia tão simples e prática poderia ser uma solução para o problema enfrentado hoje pelos colegas do “Eu sou Comunidade Consciente”. Não tínhamos a pretensão de expandir o Projeto no DF naquele momento, queríamos trocar idéias com os demais colegas e nos aproximar de ações com as quais nos identificamos pela simplicidade e legitimidade.

Eles nos contaram: possuem um acervo de mais de 4.000 livros, mas não conseguem manter espaço físico para o funcionamento de uma Biblioteca para a Vila DNOCS, estão à espera de uma resposta dos agentes públicos.

Foi então que veio a idéia da Nayla: enquanto o espaço para a biblioteca não vem, vamos instalar as Bibliorodas na Vila DNOCS!!! Assim, os livros não param de circular.

No último sábado, 03 de agosto, aconteceu a primeira circulação das Bibliorodas na Vila DNOCS. A ação passará a ser de responsbilidade do próprio Projeto “Eu sou Comunidade Consciente”, mas para esse primeiro desafio, fomos até lá, acompanhar a ação durante aquela manhã.

As Bibliorodas entraram nas ruas e de casa em casa foram deixando os livros, 52 livros foram emprestados. Muitas crianças ficaram com os olhinhos brilhando e os nossos colegas do “Eu sou Comunidade Consciente” com sorrisos largos de satisfação.

Levamos o nosso presente: um carrinho, um avental e nossa alegria em compartilhar essa idéia!

“Eu sou Comunidade Consciente” agora faz parte da REDE Bibliorodas.

Colabordores presentes: Clara, Jaciara, Natália, Nayla, Rafael e Pedro.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ceilândia, Oficinas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s