Somos Sertão Central do Ceará!

O mês de julho nos reservou um presente: estamos no sertão central do Ceará e agora já nos sentimos parte dele. No período entre os dias 01 e 09 aconteceram as Oficinas de Sensibilização de Leitores nos quatro municípios: Quixeramobim, Quixadá, Senador Pompeu e Banabuiú, exatamente nessa ordem.

Chegando ao Sertão Central do Ceará

Chegando ao Sertão Central do Ceará

Nós três (Clara, Cida e Edna) tivemos a ousadia de aportar em Quixadá no domingo, 30 de junho, no exato momento em que a Seleção Brasileira de Futebol disputava a final da Copa das Confederações, quase uma falta de patriotismo, mas sabíamos que a causa era nobre. Na bagagem levamos dezoito caixas delivros e nossas malas.A Cida entra nessa história de uma forma mágica, amiga das coordenadoras do Projeto e professora de Yoga, aceitou o convite de participar das Oficinas para propiciar aos participantes uma experiência de autoconhecimento, concentração e relaxamento.

Mas, quando aportamos em Quixadá, ouvimos pelas TV’s da Rodoviária, o primeiro gol do Brasil, comemoramos e em poucos minutos, contamos com a gentileza do pessoal de Quixadá, que nos recebeu naquele domingo e guardou nosso precioso material de trabalho: livros e mais livros.

Na segunda bem cedo, partimos para Quixeramobim e repensando nossos planos, decimimos nos hospedar ali naquele município que além de acolhedor, pareceu-nos o mais central para nossa locomoção. Foi em Quixeramobim que iniciamos nosso trabalho, lá sentimos os primeiros indícios de que nossa Expedição Literária estava no rumo certo. Na segunda à tarde iniciamos a Oficina em Quixadá e durantea primeira semana ficamos no período da manhã em Quixeramobim e íamos para Quixadá à tarde. Lá em Quixadá organizamos os livros que seriam distribuídos e contamos com a colaboração da amiga Baía, uma cearense alegre e muito colaborativa.

Baía, Cida e Clara fotografadas por Edna na organização do acervo.

Baía, Cida e Clara fotografadas por Edna na organização do acervo.

Nos dias 5 e 6 de julho praticamente nos mudamos para Senador Pompeu, o município nos recebeu com tanto carinho que dois dias foram suficientes para nos encantarmos. Lá encontramos uma biblioteca muito organizada, cheirosa e de braços abertos para nos acolher.

No domingo 07 de julho, fizemos uma pausa para descansar e conhecer um pouco mais de Quixeramobim, a essa altura já havia se juntado a nós o amigo de Brasília Rafael Batista, professor de Literatura, que veio colaborar em uma das Oficinas conosco. Éramos quatro pessoas conhecendo as belezas do nosso Brasil sertanejo.

Nos dias 08 e 09 fomos para Banabuiú e vivemos mais uma experiência de acolhimento. A ofinina de Sensibilização de Leitores foi um encontro que reuniu vários profissionais do município que se entregaram à leitura literária e nos emocionaram também.

senador

As circulações das Bibliorodas seguiram-se às Oficinas e já estão acontecendo. Vamos contar detalhes e episódios das Oficinas e das Circulações das Bibliorodas nos próximos posts. Estamos degustando aos poucos as delícias dessa Expedição ao Ceará.

Antes de concluir, não podemos deixar de agradecer a todos que nos receberam e estão nos ajudando a realizar esse sonho de sensibilizar leitores e de promover a leitura da literatura. Agradecemos principalmente àqueles que nos levam e trazem todos os dias nessa ida e vinda entre os municípios, aos agentes de educação e cultura que se mobilizaram para a realização das oficinas e também aos nossos já colaboradores e recém chegados sensibilizadores de leitura que já estão atuando nas circulações.

Anúncios
Esse post foi publicado em Banabuiú, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Somos Sertão Central do Ceará!

  1. Guigui Brito disse:

    Essas meninas são heroínas!!! Parabéns a todas, em especial: Clara, Edna e Cida, a quem tive o prazer de conhecer! Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s