Romance na feira

30.03.2013 – 3a. Expedição.                                                   

 O gênero romance tem destaque especial nesse tempo de expedições pelos corredores da feira.

DSC07946

Saímos com o propósito de dar prioridade em recolher os livros emprestados. Os leitores, no entanto, mudaram nossos planos e decidiram como seria a expedição. Isso é muito bom.

Quando passamos com nossos carrinhos, uma leitora, receosa de que não iríamos até sua banca, acena em voz alta: ei, ei, meninas dos livros, vocês não vão passar aqui? Tão esquecendo de mim? Tem sido assim nossa passagem pelos corredores da feira. Em silêncio, reverenciamos essa postura do leitor que buscamos, do leitor que encontramos e que, hoje, nos reconhece, nos chama. Sim, querem que os livros passem por lá.

Hozana confidencia que se reconhece em pessoas que ainda não gostam de ler. Ela diz que não gostava de ler. E sabe como era a vida dela antes e depois que tomou gosto pela leitura. Antes de conhecer nosso projeto, ela gostava de escrever, escrever, escrever. Hoje, feliz, costuma dizer que seu lema é ler é aprender cada vez mais.

Kelly, leitora apaixonada, transita com facilidade entre os romances. Expedicionar para ela nada mais é do que compartilhar as muitas histórias lidas; comentar, na hora do empréstimo o sabor da leitura feita. Esse detalhe ajuda em muito na hora da escolha do livro.

O tempo dedicado a esses leitores tem resultado em bons frutos. Eles pegam livros emprestados e querem mais. Um livro pede outro livro. Essa tem sido a dinâmica em nossa circulação literária pela feira. O leitor chega e diz o que deseja ler.

Vivemos o momento em que o ele revela gostar do gênero  romance. DSC07937As várias tramas desse gênero, os muitos personagens, têm conquistado nossos leitores. Os romances com um número signficativo de páginas não é motivo para o leitor desistir. Ao contrário. Parece que a grossura do livro é algo tentador. Promete que a história será longa, costurada com várias outras histórias.

E nós, tanto quanto eles, nos sentimos envolvidas nessas tramas, nessas histórias romanceadas. Cada expedição tem o toque de um romance. Muitos personagens, vivendo muitas histórias. Nesta expedição, sem dúvida, o Romance aconteceu na feira.

Emprestamos 10 livros.

Equipe: Hozana Paz e Kelly Paixão.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ceilândia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s