A Expedição ao Município de Senador Pompeu.

No segundo dia de estada no Sertão Central do Ceará, o desafio era conhecer o município mais distante, Senador Pompeu.

 DSC01777

Partimos de Quixadá em direção a Senador Pompeu pela manhã. Chegamos lá por volta das 10h e encontramos uma cidade que parecia mais exposta ao sol que as demais. Fomos pedindo informações nas ruas até encontrarmos o prédio da prefeitura. Tínhamos uma agenda com o prefeito às 11h.

Lá estávamos, na ante-sala do gabinete do prefeito, quando entraram na sala as responsáveis  pela Educação no município. A secretária Rosângela e a professora Marlene. Contaram da última seca, há mais de um ano sem chuva, com prejuízos para os agricultores e criadores de gado. Foi Rosângela quem nos avisou:

“O prefeito vai demorar, está na reunião da Seca.”

E  continuou:

“ O sindicato dos pequenos agricultores está tratando com o prefeito, as primeiras chuvas só chegaram na semana passada, mas o prejuízo é grande..”

E enquanto o prefeito demorava, elas descreviam a situação das escolas, das famílias, tudo com muita propriedade. Chamou-nos a atenção a quantidade de vezes em que ela atendia o telefone para tratar do assunto do “caibro”. Ela dizia que era pra buscar caibro, que o carro iria levar o caibro, e que havia caibro armazenado. E nós, pensávamos:

“Seria ela a secretária de educação, mesmo???”

Não conseguimos segurar a língua e perguntamos:

“A senhora tá tratando de caibro???”

E ela nos explicou:

“ Mais de ano sem chuva, agora que choveu, os telhados das escolas não estavam preparados. É goteira pra tudo quanto é lado, mas a gente já está mandando ajeitar”.

Dúvidas sanadas, fomos mostrar às professoras, o nosso Projeto. E elas foram se apropriando da temática e falando dos desafios para a formação de leitores. Falaram das turmas de EJA, do  analfabetismo e da necessidade de iniciarem novos Projetos. Gostaram da idéia de um projeto que sai em busca do leitor.

Enquanto a conversa fluía, chegou o jovem prefeito Vauíres, a quem também apresentamos as Bibliorodas. Minutos depois, estava tudo acordado; o Município de Senador Pompeu também torna-se um parceiro das Expedições Literárias Bibliorodas.  A data  para o início dos trabalhos ficou definida.

DSC01769

Depois do encontro na prefeitura, fizemos uma breve pausa  para o almoço e seguimos ladeira acima, ladeira abaixo, sol no lombo, em busca da Biblioteca Municipal da cidade.

DSC01771

Uma casa rosa que divide as instalações com a Secretaria Municipal da Cultura, abriga um acervo de livros organizado em prateleiras, com mesas de madeira, tudo simples e bem cuidado. Lá nos atendeu Dona Lucimar, a auxiliar de serviços gerais que cuidava da Biblioteca enquanto, Paulinho, o responsável, fora almoçar.

Ela nos recebeu com um sorriso largo e ligou pra Paulinho, para que ele se apressasse no almoço e viesse receber as senhoras das Bibliorodas.

Então, veio Paulinho. Esperávamos um senhor, e veio um rapaz muito jovem e entusiasmado com o trabalho da Biblioteca, contou-nos da Arca das Letras, das Rodas de Leitura, dos Contadores de Histórias, do Concurso Literário “Caminhada da Seca” e, instantaneamente, éramos amigos. Acertamos com ele os detalhes das atividades que iremos desenvolver em julho e enfatizamos: queremos trabalhar em conjunto.

DSC01774

Amizade celebrada, íamos botando o pé na estrada para pegar o ônibus de volta a Quixadá, quando Dona Lucimar, gritou com Paulinho:

“Paulinho, vumbora levar essas meninas lá no ônibus!? Pega tua moto, que eu pego a minha, cada um leva uma”…

Não hesitamos. Montamos nas garupas de Lucimar e Paulinho. E, pra encerrar essa história, ninguém vai acreditar… A chuva começara a cair quando as duas motos partiram.

Anúncios
Esse post foi publicado em Senador Pompeu. Bookmark o link permanente.

10 respostas para A Expedição ao Município de Senador Pompeu.

    • claraetiene disse:

      Querido Romont, nós estamos muito felizes com a extensão do Projeto para alguns municípios do Ceará. Você faz parte dessa história. Obrigada por tudo. E já estás convidado para voltar conosco ao sertão no segundo semestre deste ano. Grande abraço!

      Clara e Edna

  1. Hilda Lontra disse:

    Mais uma vez emociona ler o relato, tão poeticamente construído pela Edna (acredito que sim, que ela é a redatora), prestando contas do trabalho em processo. Penso, verdadeiramente, que o organismo patrocinador deveria ler, semanalmente, os relatos feitos, para ver a dimensão humana e política dessa iniciativa invulgar. Parabéns, minhas meninas! Que vocês tenham saúde e energia por muitos anos, para cumprir tão linda missão!

    • claraetiene disse:

      Querida Hilda,
      Estamos felizes por estarmos tendo a oportunidade de conhecer melhor o Brasil levando conosco a bagagem literária que herdamos de pessoas como você. Ter uma leitora como você é motivo de muita responsabilidade para esse blog, escrito sempre a, pelo menos, quatro mães e muitos corações.

      Inté!

      Clara e Edna

  2. Marlene Alves Pinheiro disse:

    Clara e Edna,somente hoje acessei o blog, adorei! Tudo bem escrito, em uma linguagem simples,poética, bastante encantadora. Abraços, logo,logo, nos veremos, o mês de julho vem a galope!!!

    • ednafreitass disse:

      Muito querida Marlene, obrigada pelo carinho das palavras. Foi muito bom conhecer vocês. Saber da luta diária que enfrentam para manter a educação nos trilhos, ainda que a seca esteja por perto, que a chuva chegue forte e estrague o telhado …. a Educação tem Anjos. Sim, em breve nos veremos.
      Abraços.
      Clara e Edna

      • claraetiene disse:

        Marlene, nós é que nos encantamos! Muita força para você continuar cuidando das escolas! E até julho!

  3. amei tudo isso…. Você são demais, esperando ancioso o retorno de vocês.

  4. Erivaldo Pinheiro disse:

    Fiquei encantado com este relato. Parecia que estava vendo as cenas. Como conheço os personagens ficou bem mais fácil. Excelente trabalho para vcs e como parte do núcleo gestor de uma escola do município estarei a disposição.
    Prof. Erivaldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s